Pesquisar este blog

Páginas

Quem sou eu

Estudante especializado no estudo das lendas populares.

Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cabeça de Cuia



É uma lenda do estado do Piaui, Crispim era um jovem rapaz, originário de uma família muito pobre, que vivia  na Vila do Poti ( zona norte de Teresina).O pai pescador morreu muito cedo, e Crispim tornou-se pescador e vivia com sua mãe velha e adoentada.  Certa vez, depois de passar um dia inteiro sem nada conseguir pescar, Crispim volta para casa cheio de frustração e revolta. Pede à mãe alguma coisa para comer e descobre que sua mãe havia feito para o seu almoço apenas uma comida rala, acompanhado docorredor  de boi (osso da canela do boi). Irritado, discute ferozmente com a mãe e acaba batendo o osso de boi na cabeça da mãe.
Antes de morrer, a mãe joga uma praga no filho que ficaria vagando no rio e também como efeito da maldição, Crispim ficou com a cabeça muito grande, do tamanho de uma cuia. Transformou-se num terrível monstro, que só descansará quando devorar sete  virgens chamadas Maria.Ainda hoje contam os pescadores do bairro Poti Velho, que nas noites de lua cheia pode-se ver a fera  nas águas assombradas dos dois rios( Poti e Parnaiba).Por trás dessa lenda, existe uma mensagem moral que se deve respeitar a mãe e de certa forma discute a dificil relação mãe e filho.

7 comentários:

  1. Trata-se de uma lenda com mensagem moral, o filho que trata mal a mãe acaba amaldiçoado e infeliz por toda vida.E um tipo de lenda que impõe um comportamento, respeito às pessoas que cuidam e nos educam, sendo a figura principal a mãe.Cabe aos filhos respeitar às pessoas que cuidam deles, a mãe, e assim serão felizes.

    ResponderExcluir
  2. Muitas saldades do meu Piauí 13 anos sem ir lá, ler essas histórias me faz lembra minha infância os passeios escolares para o encontro das águas muito legal ! Muitas saldades dos velhos tempos ! 😭😥😕

    ResponderExcluir
  3. Muitas saldades do meu Piauí 13 anos sem ir lá, ler essas histórias me faz lembra minha infância os passeios escolares para o encontro das águas muito legal ! Muitas saldades dos velhos tempos ! 😭😥😕

    ResponderExcluir
  4. Muitas saldades do meu Piauí 13 anos sem ir lá, ler essas histórias me faz lembra minha infância os passeios escolares para o encontro das águas muito legal ! Muitas saldades dos velhos tempos ! 😭😥😕

    ResponderExcluir
  5. Muito bom relato feito por este blog sobre a lenda do cabeça de Cuia.Estou com projeto de livro : Cantando e Encantando Mitos e Lendas do Piauí. Se você tiver mais Lendas interessantes do nosso estado me envie: franciscomoreira112@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. que merda que essa não fique i com absolutamente nada de medo

    ResponderExcluir